Da Agência Brasil
Brasília - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que é esperada a chegada de frente fria no estado do Rio de Janeiro amanhã (9), com permanência até sexta-feira. A ocorrência de chuva com intensidade que varia entre moderada e forte também é aguardada durante os três dias. Segundo o Inmet, ainda não é possível saber se haverá ou não enchentes nesse período.
De outro lado, a estiagem deve permanecer no Nordeste pelos próximos 14 dias. A partir de hoje (8), há em algumas áreas do Nordeste o predomínio de sol e a probabilidade de chuva fraca ou isolada, acumulada em cerca de 60 milímetros (mm). O volume de chuvas ficará entre 10 e 50 mm no mesmo período, na área que vai do Ceará ao Sul da Bahia.
Entre os dias 16 e 24 deste mês, a estimativa é que o índice de chuvas subirá para 80 mm no Piauí e no Sul do Ceará.
Segundo o Inmet, a média histórica de chuvas na região metropolitana de Recife, em janeiro, é de 108 mm. Em janeiro do ano passado, no entanto, o volume de chuvas foi quase o dobro, 197mm. Em 2013, até o momento, o volume de chuvas está em apenas 78,3mm.
Os técnicos que acompanham a evolução do clima aguardam o surgimento de novos dados para o cálculo da média mensal. De acordo com o Inmet, os eventos de chuva em janeiro seguem a norma do verão, sendo intercalados por dias ensolarados.
Edição: Davi Oliveira
Trinta escolas afetadas pelas chuvas ainda estão impedidas de funcionar no Rio
Casas avariadas pelas chuvas em Duque de Caxias são demolidas pela prefeitura
Agricultores do semiárido atingidos pela estiagem terão R$ 500 milhões de crédito
Atualizada - Estiagem no Nordeste deve se prolongar, diz Inpe