Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) registrou alta de 1,3% em dezembro. O ICC passou de 159,7 em novembro para 161,8 pontos em dezembro. O Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea), que compõe o ICC, passou de 152,4 em novembro para 160,1 pontos em dezembro com avanço de 5,1%. Já o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC) registrou queda de 1% ao passar de 164,6 para 162,9 pontos em dezembro.
O destaque do Icea ficou com o aumento da confiança do público feminino, que apresentou alta de 6,6%, passando para 156,8 pontos. Já em relação à percepção sobre o futuro, medido pelo IEC, destaca-se a assimetria verificada entre as classes de renda. Enquanto o grupo de consumidores com renda superior a dez salários mínimos mostrou queda de 3,4%, chegando a 168,9 pontos, o grupo com rendimento abaixo desse patamar registrou alta de 0,3%, passando para 160,1 pontos.
De acordo com a análise da assessoria técnica da FecomercioSP, a evolução favorável do índice no mês de dezembro reflete o quadro de otimismo do consumidor paulistano. “O mercado de trabalho é o fator preponderante para atual magnitude de confiança do indicador. Uma maior taxa de ocupação vem levando uma ampliação da renda, e das concessões das carteiras de crédito - o que influencia diretamente a percepção do consumidor.”
A Fecomercio-SP diz ainda que a sazonalidade do mês de dezembro, no qual a renda do consumidor é normalmente alavancada pela entrada dos recursos do décimo terceiro salário, permitiu percepções ainda mais otimistas vinculadas ao presente.
Edição: Lílian Beraldo