Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, operado há seis dias para a retirada de um tumor maligno na região pélvica, está em recuperação em Havana, Cuba. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jorge Arreaza, telefonou ontem (16) para o ministro da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, para relatar o estado de saúde de Chávez. As informações foram transmitidas pela emissora estatal de televisão do país, a VTV.
"O presidente é um comandante em seu processo de estabilização. A tendência continua positiva, dia após dia, hora após hora", disse Arreaza, acrescentando que Chávez tem recebido relatórios sobre a situação no país e acompanhado o processo de eleições estaduais. “A melhoria [do estado de saúde de Chávez] é gradual.”
Segundo o ministro Arreaza, há uma equipe médica “especial” que acompanha Chávez, em Havana: “[São profissionais] capazes de lidar com qualquer situação que possa surgir”. Ele disse que Chávez está lutando em uma batalha "por amor ao seu povo e à República."
Há uma semana, o presidente venezuelano confirmou o reaparecimento de um câncer diagnosticado no ano passado na região pélvica e foi submetido a nova cirurgia. Foi a quarta operação em 18 meses. O tratamento foi feito, na maior parte do tempo, em Havana.
*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.
Edição: Graça Adjuto