Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Começa hoje (10) o pagamento mensal do recurso de expansão do Brasil Carinhoso. O pagamento do benefício é realizado junto com o só Programa Bolsa Família. Em dezembro, os valores serão repassados às famílias até o dia 21.
A ação Brasil Carinhoso integra o Plano Brasil sem Miséria e complementa a renda das famílias extremamente pobres de forma que todos os integrantes superem o patamar de renda de R$ 70 mensais. A expansão do programa representa um custo adicional de R$ 1,74 bilhão ao ano no Programa Bolsa Família, de acordo com estimativa do Ministério do Desenvolvimento Social.
Com a ampliação do Brasil Carinhoso, anunciada no dia 29 de novembro, a ação passou a beneficiar famílias com jovens até 15 anos. Lançado em 2012, o programa de complementação de renda Brasil Carinhoso era voltado a famílias com filhos até 6 anos.
Dados do governo apontam que o Brasil Carinhoso retirou 9,1 milhões de pessoas da extrema pobreza até agora. Com a ampliação, a expectativa é que mais 7,3 milhões de pessoas superem a situação de miséria.
O Brasil Carinhoso tem também medidas de suplementação de vitamina A e ferro e ações na área de educação, com o aumento de recursos destinados à ampliação de vagas em creches públicas e conveniadas.
Edição: Juliana Andrade
Brasil Carinhoso vai tirar mais 7,3 milhões de pessoas da extrema pobreza
Pagamento a novos beneficiários do Brasil Carinhoso começa no próximo dia 10
Brasil Carinhoso vai beneficiar famílias com filhos até 15 anos
País ainda tem um longo caminho pela frente, diz presidenta sobre Brasil Carinhoso