Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente da Guatemala, Otto Perez Molina, anuncia hoje (16) o custo total para a reconstrução do país e a ajuda às vítimas do terremoto de 7,2 graus na escala Richter, que atingiu a região há nove dias. No total, 44 pessoas morreram e mais de 320 mil foram afetadas, pois tiveram de deixar suas casas de forma provisória ou definitiva. Pelo menos 12 mil prédios públicos e privados sofreram danos.
Segundo as autoridades, o período para a reconstrução é pelo menos três meses. Dos 22 departamentos (estados) da Guatemala, os mais atingidos pelos efeitos do terremoto e que estão em estado de calamidade pública são Quetzaltenango, San Marcos, Quiche, Solola , Huehuetenango, Totonicapán, Retalhuleu e Suchitepéquez.
Pérez Molina montou uma Comissão de Operação de Emergência Departamental em San Marcos. Ontem (15), o presidente se reuniu com prefeitos para pedir que conversem com a população e peçam paciência. Há quatro dias, as autoridades informaram que pedirão apoio às Nações Unidas para a avaliação dos danos causados pelo tremor do último dia 7.
Os ministérios da Defesa e das Comunicações e o Fundo Nacional da Paz coordenam as ações de limpeza e demolição de prédios. Paralelamente, foram distribuídas 95 toneladas de alimentos, água e produtos de higiene pessoal e limpeza às vítimas.
*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina
Edição: Graça Adjuto