Renata Giraldi e Yara Aquino*
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - Um tsunami desencadeado por um terremoto de 7,7 graus na escala Richter, na Costa Oeste do Canadá, atingiu ilhas do Havaí, nos Estados Unidos. Não há, por enquanto, levantamento de vítimas e danos. Ontem (27) à noite, foram ouvidas sirenes de emergência nas ilhas para advertir os moradores sobre os perigos. A previsão era ondas de até 2 metros de altura.
Depois do terremoto de 7,7 graus, foram registradas pelo menos quatro réplicas. O terremoto atingiu a cidade de Prince Rupert, na Costa Oeste do Canadá. A estimativa é que os tremores de terra cheguem também à Costa Leste dos Estados Unidos.
Há informações de que o tsunami foi gerado em decorrência dos tremores no Canadá e que isso poderá causar estragos na região costeira de todas as ilhas do Estado do Havaí, que é formado por centenas de ilhas.
O Centro de Alerta de Tsunami da Costa Oeste do Alasca também emitiu advertência para as regiões próximas ao terremoto. O epicentro dos tremores ocorreu ontem, a 139 quilômetros na cidade de Masset, na Ilha Graham (Columbia Britânica), a 17,5 quilômetros de profundidade, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos.
*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
Edição: Graça Adjuto