Materiais de propaganda de candidatos a prefeito de Volta Redonda (RJ) são apreendidos

28/10/2012 - 14h47

 

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Promotores de Justiça do Ministério Público Eleitoral (MPE) apreenderam na noite de ontem (27), em Volta Redonda, na região sul do estado, grande quantidade de materiais de campanha dos dois candidatos à prefeitura da cidade no segundo turno, Antônio Francisco Neto (PMDB) e Jorge de Oliveira, o Zoinho (PR).

A operação contou com o auxílio do Grupo de Apoio a Promotores (GAP), das polícias Federal, Civil e Militar e de fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e ocorreu nos comitês de campanha dos dois candidatos, no bairro do Aterrado.

Segundo nota divulgada hoje (28) pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a ação foi possível após a Justiça Eleitoral expedir mandado de busca e apreensão requerido pela 90ª Promotoria Eleitoral. Foram recolhidos milhares de santinhos e panfletos que seriam lançados durante a madrugada em logradouros próximos aos locais de votação.

De acordo com o Ministério Público, a iniciativa, de caráter preventivo, reduziu de forma significativa a prática ilegal de boca de urna no município. No primeiro turno, o MPE já havia feito recomendação aos candidatos para evitar a prática conhecida como voo da madrugada, mas o pedido não foi acatado.

“Decidimos nos antecipar para consolidar um segundo turno tranquilo, com a cidade limpa e sem crimes de boca de urna”, afirmou a promotora Ana Carolina Moreira Barreto.

Ainda segundo o MPE, os mandados começaram a ser cumpridos às 22h e não houve resistência nos comitês. O material apreendido está acautelado no cartório eleitoral de Volta Redonda, e na manhã deste domingo as promotoras Ana Carolia e Flávia Marcontes percorreram várias ruas da cidade, constatando o êxito da operação.

Edição: Davi Oliveira