Isabela Vieira
Repórter da Agencia Brasil
Niterói (RJ) - Defendendo o direito de os eleitores se manifestarem durante as eleições, o candidato à prefeitura de Niterói Rodrigo Neves (PT) acaba de votar, no bairro São Francisco, acompanhado da esposa e dos três filhos.
Cercado de apoiadores, ele minimizou a presença de um grupo com bandeiras e adesivos de sua coligação nas proximidades da seção eleitoral onde votou. Antes de o candidato chegar, a Polícia Militar dispersou os militantes.
"Acho ótimo, se eram 15 [o grupo de militantes], gostaria que fossem mais para me receber aqui. As pessoas, individualmente, podem se manifestar, isso é democrático", afirmou ao lado do vice, o ambientalista Axel Grael (PV).
Rodrigo Neves reforçou que a cidade sofre com abandono e descaso e prometeu colocá-la "em um novo rumo", com apoio dos três níveis de governo.
O candidato também falou da tranquilidade da população, apesar da disputada acirrada contra Felipe (PDT), mas evitou antecipar a vitória. "Vou aguardar em casa, com minha família, o resultado, antes de fazer a festa da cidadania", disse.
Rodrigo Neves foi o candidato mais votado no primeiro turno. Recebeu 105,8 mil votos (39,3%). Felipe Peixoto, seu oponente, obteve 88,7 mil (32,9%).
Niterói tem 382 mil eleitores e é conhecida pela menor incidência de pobreza do estado do Rio de Janeiro, embora enfrente problemas como o crescimento do número de favelas.
Edição: Lílian Beraldo