Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A devolução dos passaportes brasileiros com o visto norte-americano pode ter atraso, informou a Embaixada dos Estados Unidos. Em nota, a embaixada explicou que demora ocorrerá devido à decisão da Justiça Federal em São Paulo que determinou a suspensão das entregas pela empresa DHL Brasil, responsável pelo serviço.
O juiz federal Clécio Braschi, titular da 8ª Vara Cível, acatou o pedido da Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos (ECT) e determinou que a empresa contratada pela embaixada norte-americana “está impedida de manter ou celebrar contratos com a finalidade de prestação de serviços postais”. A decisão foi concedida em caráter liminar, ou seja, deve ser cumprida até o julgamento final do processo.
A Computer Sciences Corporation (CSC) é uma empresa contratada pela embaixada norte-americana para fornecer vários serviços, que inclui a coleta de informações de solicitantes de vistos e operações dos centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASVs). A firma DHL Brasil é subcontratada pela CSC para entregar os passaportes com os vistos.
Para evitar prejuízos aos titulares dos passaportes, o magistrado determinou que a CSC envie os documentos aos destinatários por meio da contratação dos Correios. “Estamos trabalhando juntamente com as empresas envolvidas para solucionar a questão e também para encontrar alternativas e retomar as entregas”, diz o comunicado da representação dos Estados Unidos.
Em nota, a embaixada sugeriu que as entrevistas marcadas até o dia 1º de novembro sejam reagendadas para data posterior. No entanto, as entrevistas previstas para a próxima semana podem ser mantidas. Cerca de 4 mil pessoas passam por dia na embaixada e nos consulados norte-americanos no Brasil para solicitar o visto.
Edição: Carolina Pimentel