Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou hoje (18) que está analisando o relatório da missão russa que visitou, em julho e agosto, 20 frigoríficos do Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, de Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso, estados impedidos de exportar para aquele país.
O Brasil negocia com a Rússia a suspensão desses embargos. A troca de documentos técnicos entre os dois países intensificou-se desde maio de 2011, quando a Rússia suspendeu as importações de carne de três estados brasileiros: Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Desde então, o problema se ampliou.
Além dos 20 frigoríficos, os russos também visitaram duas unidades do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Pedro Leopoldo (MG) e Porto Alegre (RS); uma granja de aves em Palotina (PR); outra de suínos em Itapiranga (SC); e um posto de vigilância agropecuária em Foz do Iguaçu (PR).
Em nota, o Mapa disse que o relatório de 60 páginas sobre o serviço veterinário brasileiro, recebido esta semana, está sendo avaliado detalhadamente por diferentes departamentos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). O governo brasileiro tem até 20 de novembro para se manifestar oficialmente sobre o documento.
Segundo o ministério, a missão russa fez um relato sobre o serviço brasileiro no dia 3 de agosto, quando as visitas às plantas frigoríficas foram concluídas. Agora, o documento traz detalhes sobre cada unidade visitada.
Edição: Davi Oliveira
Embargo russo à carne brasileira pode chegar ao fim, diz ministro
Governo acredita que embargo russo à carne brasileira está próximo do fim
Mendes Ribeiro vai à Rússia tentar solução para o embargo à carne brasileira
Secretaria que cuida do embargo à carne brasileira e do combate à febre aftosa tem novo titular
Governo acredita que embargo russo à carne brasileira está próximo do fim
Embargo russo afetou menos do que se imaginava exportações de carnes brasileiras, diz secretário
Embargo russo à carne brasileira deve ser discutido na próxima semana pelos dois países
Ministério da Agricultura dá mais um passo na direção da liberação das carnes brasileiras à Rússia