Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O vice-presidente Michel Temer avaliou hoje (8) que a parceria entre PT e PMDB saiu fortalecida do primeiro turno das eleições municipais. Segundo ele, a intenção é garantir coligação entre os dois partidos no segundo turno nos locais onde houver essa possibilidade. Temer se reuniu nessa manhã com a presidenta Dilma Rousseff para fazer um balanço dos resultados das urnas.
“Fizemos uma análise geral das eleições e concluímos o que é óbvio: que os dois maiores partidos são PMDB e PT. Isso vai ser muito bom para 2014. E vamos tentar, onde há segundo turno, onde houver a possibilidade de coligação PMDB e PT, vamos tentar fazer isso", contou.
Questionado se é natural o apoio do PMDB ao candidato petista Fernando Haddad, no segundo turno da eleição para a prefeitura de São Paulo, Temer respondeu que irá se reunir amanhã com os diretórios estadual e municipal de São Paulo para ouvir o partido sobre o assunto. No primeiro turno, o PMDB disputou a prefeitura de São Paulo com candidato próprio, Gabriel Chalita.
Temer também comentou o crescimento do PSB, dizendo que é “louvável”, mas voltou a ressaltar o crescimento "extraordinário" no número de prefeituras do PT e do PMDB. “Dá mais de 1.800 prefeituras”, disse.
O PT é o segundo partido com maior número de candidatos disputando o segundo turno em capitais, com seis finalistas. Já o PMDB, disputa o segundo turno em três capitais.
Edição: Davi Oliveira
Mais de 31 milhões de eleitores elegerão prefeitos de 50 cidades no segundo turno
Candidatos do segundo turno podem retomar propaganda nesta segunda-feira
Dilma parabeniza candidatos da base governista por resultados eleitorais
Eleições são prioridade para a Justiça até o dia 2 de novembro
Eleitor que não votou ontem pode participar do segundo turno
PT diz que tendência para o segundo turno em São Paulo é aliança com PMDB
ACM Neto e Pelegrino farão disputa acirrada no segundo turno em Salvador