Flávia Villela e Vitor Abdala
Repórteres da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Das 51 vagas para vereador na capital fluminense, 59% foram preeenchidas por candidatos reeleitos. O número de estreantes na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aumentou de 19, em 2008, para 21 (41% das vagas), como, por exemplo, Marcelo Cid Heraclito (PP) e Renato Cinco (PSOL).
Entre os novatos, alguns já são figuras conhecidas na política nacional. É o caso de Cesar Maia, que foi prefeito do Rio por três vezes e deputado federal por duas vezes. Ele obteve o terceiro maior número de votos no município, o equivalente a 44.095.
Outros eleitos já passaram pela Câmara em mandatos anteriores a 2008, como Verônica Costa (PR) e Marcelino D'almeida (PSB). Dos 44 que tentaram a reeleição, 30 conseguiram mais um mandato no cargo.
Entre eles, a vereadora mais votada foi Rosa Fernandes (PMDB), que obteve 68.482 votos, e Eliomar Coelho (PSOL), com 23.662 votos, que vão para o sexto mandato. Também se reelegeram outros veteranos da política carioca, como Carlos Nantes Bolsonaro (23.679 votos), que irá para o quarto mandato, e Cristiane Brasil (PTB) - a filha de Roberto Jefferson, ex-deputado federal e réu no julgamento da Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão, conseguiu 28.169 votos e vai para o terceiro mandato.
Dos atuais 13 vereadores com processos na Justiça ou no Tribunal de Contas, segundo a organização não governamental Transparência Brasil, dez foram reeleitos.
Com o maior número de cadeiras na Câmara dos Vereadores, o PMDB passou de 11 vagas (21,5% do total) para 13, com o resultado da eleição de ontem (7). O DEM perdeu um vereador e ficará com três cadeiras em 2013. O PV, que tinha três parlamentares, manteve apenas um vereador na Casa. O PP e o PDT continuarão com três vagas cada. O PT ganhou mais uma cadeira e tem agora quatro vereadores. Já o PSOL também conseguiu quatro vagas, duplicando o número de representantes nestas eleições. O PSDC, que tinha dois vereadores, também ganhou mais uma vaga, e o PTB, com um parlamentar, elegeu dois.
Com dois representantes, aparecem PR, PSD, PSDC, PSDB, PSB, PSC e PRB. Os partidos que elegeram apenas um vereador foram: PV, PHS, PSD, PSL, PTC, PTN e PRTB.
PCdoB, PTdoB e PMN, com um vereador na legislatura atual, não conseguiram eleger nenhum candidato.
No ano que vem, a Câmara dos Vereadores terá uma mulher a menos que nas eleições passadas (2008) e passará a ser composta por 41 homens e dez mulheres.
Edição: Carolina Pimentel
PMDB perde espaço, mas mantém hegemonia no estado do Rio de Janeiro
Mesmo com eleição já decidida, Freixo considera campanha vitoriosa no Rio
Exército diz que cumpriu objetivo de levar segurança às eleições no Rio
Paes garante que fica até último dia de mandato e diz que saúde é prioridade