Aline Leal
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Dez municípios da Bahia estão em alerta ou situação de risco para o aumento de casos de dengue no próximo verão, conforme lista da secretaria estadual de Saúde.
Os municípios são: Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Guanambi, Jacobina, Serrinha, Jequié e Teixeira de Freitas. O grupo concentra 44,8% das notificações da doença no estado.
No ano de 2012, até o dia 29 de setembro, foram notificados 66.684 casos de dengue na Bahia, o que corresponde a aumento de 30,81% em relação ao mesmo período de 2011. A Secretaria de Saúde registrou 27 mortes pela doença.
Em Mato Grosso, a tendência é piorar a ocorrência da doença, segundo o coordenador estadual de Vigilância Epidemiológica, Sandro Luiz Netto. Para ele, a circulação do vírus tipo 4 deve agravar a situação da dengue no estado entre novembro e abril, o período mais preocupante. O subtipo viral voltou a circular no país depois de mais de 20 anos e, por isso, parte da população não tem imunidade contra o vírus.
Até o dia 4 de outubro, foram notificados 37.900 casos de dengue, acréscimo acima de 300% na comparação a igual período de 2011, quando foram registrados 8.638 casos. Foram notificados 126 casos graves e 21 mortes (sendo 15 confirmadas e seis em investigação). No estado, 15 municípios têm passado por monitoramento especial, onde a incidência da doença cresceu nos últimos 12 meses. Entre eles, está a capital Cuiabá, que notificou 10.468 casos de dengue até ontem (4).
Edição: Carolina Pimentel
Suspeita de 30 mil casos de dengue deixa Paraguai em alerta
No Paraná, 9% das cidades precisam melhorar combate à dengue, diz secretaria
Bactéria e novas vacinas podem livrar Brasil da dengue em poucos anos, prevê Ministério da Saúde
Butantan aguarda autorização para testes em humanos da vacina contra dengue