Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Parlamento de Portugal discute hoje (4) a possibilidade de aprovar duas moções de censura ao governo do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, por divergir das medidas definidas para a contenção dos efeitos da crise econômica internacional e as dificuldades internas em sanar as dívidas. Passos Coelho disse que as medidas têm o objetivo de “salvaguardar” quem ganha menos.
As duas propostas de censura foram apresentadas pelos partidos PCB e BE, que têm poucos parlamentares, mas que discordam das decisões definidas por Passos Coelho. O primeiro-ministro disse que 88% dos aposentados e pensionistas estão salvos de quaisquer medidas de redução de seus benefícios.
Nos últimos meses, o governo português anunciou cortes de alguns benefícios e aumento de impostos e tarifas públicas. Dirigentes sindicais reagiram às medidas convocando paralisações. Nesta manhã, houve registros de dificuldades no transporte ferroviário na região metropolitana de Lisboa, a capital portuguesa, em decorrência de paralisações-relâmpago.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa //
Edição: Juliana Andrade