Enviado especial à Síria detalha situação ao Conselho de Segurança da ONU

24/09/2012 - 8h13

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, apresenta hoje (24), no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) um balanço sobre sua primeira visita ao país. Brahimi se reuniu com o presidente sírio, Bashar Al Assad, e integrantes da oposição.

A reunião ocorre na véspera da abertura oficial da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Brahimi, que é diplomata argelino, deverá informar em detalhes como as autoridades se manifestam sobre as alternativas para encerrar os conflitos que duram 18 meses e mataram mais de 25 mil pessoas.

Brahimi teve reuniões com autoridades não só da Síria, como também do Egito, da Turquia e da Jordânia. No cargo desde o dia 1º deste mês, ele reconheceu que há dificuldades em buscar a paz na Síria. Ele visitou um campo de refugiados, em Zaatari, 80 quilômetros de Amã (Jordânia) e pediu uma “solução política” para a crise síria.

Na ONU, há divisões sobre eventuais medidas que devam ser tomadas na Síria. Os Estados Unidos defendem intervenção militar na região. O Brasil é favorável à busca por uma solução pacífica, sem intervenção militar no país.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa    //   Edição: Lílian Beraldo