Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A cerimônia de incorporação da Venezuela ao Mercosul está marcada para hoje (31) a partir das 9h15, no Palácio do Planalto, quando chegam os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Cristina Kirchner (Argentina) e José Pepe Mujica (Uruguai). A presidenta Dilma Rousseff se reúne com os demais chefes de Estado por volta das 10h. Haverá uma foto oficial e assinatura de atos.
A previsão é que os presidentes Dilma, Chávez, Cristina e Mujica façam uma declaração à imprensa às 12h30, no Planalto. Depois, eles seguem para um almoço no Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty. Chávez planeja conceder uma entrevista coletiva após o almoço. Mas a assessoria da Embaixada da Venezuela no Brasil não havia confirmado essa parte da agenda até a noite de ontem (30).
A cerimônia que oficializa o ingresso da Venezuela não significa que o país será integrado imediatamente ao bloco. A incorporação na prática só ocorrerá no dia 13 de agosto, quando todos os prazos tiverem sido cumpridos, segundo as normas do Mercosul.
Suspenso do bloco desde o final de junho, o Paraguai não participa da solenidade nem aprovou o ingresso da Venezuela. Porém, a ausência do voto dos paraguaios, segundo diplomatas, não afeta a incorporação dos venezuelanos ao grupo.
Edição: Juliana Andrade
Depois da Venezuela, Bolívia e Equador negociam integração ao Mercosul
Chávez comemora entrada da Venezuela no Mercosul e diz que quer exportar petróleo para o Brasil
Brasil vai vender 20 aviões da Embraer para a Venezuela
Dilma se reúne com Chávez antes do ingresso oficial da Venezuela no Mercosul
Chávez diz que incorporação da Venezuela ao Mercosul vai gerar mais de 240 mil empregos
Mercosul: técnicos brasileiros e sul-americanos se reúnem para discutir incorporação da Venezuela
Brasília sedia cerimônia de entrada da Venezuela no Mercosul