Da BBC Brasil
Brasília – O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Nayef Bin Abdul Aziz Al Sau, morreu ''no exterior'', segundo informações da mídia estatal. O príncipe Nayef, que também acumulava os cargos de vice-primeiro-ministro e ministro do Interior havia deixado o país para sair de férias e realizar exames médicos no final do ano passado.
No início deste mês, um representante do governo disse que o príncipe estava bem de saúde e regressaria ao país em breve. Ele foi nomeado herdeiro em outubro de 2011 após a morte do príncipe Sultan Bin Abdul Aziz.
No país, a sucessão se dá entre os filhos do antigo rei Abdul Aziz Ibin Saud, que estabeleceu a Arábia Saudita moderna durante seu reinado, de 1932 a 1953. O próximo na linha sucessória é o irmão do príncipe Nayef, Salman, de 76 anos, que foi indicado ministro da Defesa em novembro do ano passado após ter sido governador de Ryad por cinco décadas.
O governo brasileiro recebeu com pesar a notícia do falecimento do príncipe Nayef. Em nota, o Brasil apresentou condolências ao Rei Abdullah Bin Abdulaziz al Saud, à família do príncipe Nayef Bin Adbulaziz, ao governo e ao povo da Arábia Saudita.