Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A confiança do consumidor paulistano caiu 1,2% em maio na comparação com abril. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) passou de 165 para 163 pontos, em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e considera que o consumidor está otimista quando a pontuação supera 100 pontos.
De acordo com a entidade, a queda do nível de confiança em maio se deve à redução do grau de satisfação dos consumidores com o momento atual da economia. O segmento que mais contribuiu para a queda do indicador foi o dos consumidores com menos de 35 anos.
“Apesar de receber com otimismo as ações pontuais do governo, no sentido de expandir o nível de atividade [econômica], o público tem a percepção correta de que a economia atravessa alguma grande dificuldade. Aliado a esse fenômeno, o paulistano também demonstra cautela no que tange às mudanças no cálculo da remuneração da poupança. Com isso, ajustam suas avaliações em relação ao presente e ao futuro”, informou, em nota, a federação.
Os dados do ICC, apurado mensalmente pela Fecomercio-SP, são coletados a partir de 2,1 mil entrevistas com consumidores no município de São Paulo.
Edição: Vinicius Doria