Clientes da Caixa poderão tirar dúvidas sobre poupança nos canais de atendimento

04/05/2012 - 10h36

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Caixa Econômica Federal informou hoje (4) que vai tirar dúvidas de clientes sobre as novas regras da poupança em seus canais de atendimento. Em nota, a instituição diz que os 41,4 milhões de clientes da poupança podem entrar em contato por meio do SAC Caixa (0800 726 0101), do site (www.caixa.gov.br) e das agências.

De acordo com o banco, na prática os clientes que têm caderneta de poupança podem continuar movimentando a conta normalmente, por meio do cartão, tanto para depósitos quanto para retiradas. Não é necessário abrir nova conta.

Na avaliação da Caixa, a poupança continua com rentabilidade atrativa em relação a outras aplicações financeiras, por ser isenta de Imposto de Renda e ter alta liquidez. "O produto ganha em rentabilidade, por exemplo, dos fundos de renda fixa DI, com taxa de administração acima de 1,08% para prazo de até 12 meses, e dos CDB [Certificados de Depósito Bancário] de varejo, que pagam abaixo de 92% do CDI [Certificado de Depósito Interbancário] para aplicação de até seis meses”, diz o banco na nota.

As novas regras da poupança, anunciadas ontem (3) pelo governo, alteram a forma de remuneração dos depósitos, mas somente quando a taxa básica de juros, a Selic, estiver em 8,5% ao ano ou menor que esse patamar. Nesse caso, o rendimento passa a ser 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR). Atualmente, a Selic está em 9% ao ano. Assim, a remuneração continua sendo 0,5% ao mês mais TR.

Edição: Graça Adjuto