Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, participa hoje (27) de um ato público em apoio à expropriação da petrolífera YPF, administrada pela espanhola Repsol. Organizações não governamentais (ONGs) e partidos políticos confirmaram presença. O ato será no Estádio Velez Sarsfield, em Buenos Aires, na capital argentina.
De acordo com a presidenta, o ato deve reunir cerca de 150 mil pessoas. A cerimônia ocorre no momento em que se celebra também o nono ano da eleição do ex-presidente Néstor Kirchner (2002-2006), morto em outubro de 2010.
O líder da Frente para a Vitória, deputado Agustín Rossi, disse que o ato será um dos maiores do governo Kircher. Ele lembrou que o ato ocorre no momento em que o Senado aprovou a expropriação e os deputados respaldaram a decisão. “[A decisão representa] a recuperação da soberania energética”, disse o deputado.
Ontem (26), o Senado aprovou por 63 votos a favor, 3 contrários e 4 abstenções o projeto que determina a expropriação de 51% das ações da petrolífera espanhola YPF. A aprovação da proposta contou com o apoio dos partidos da base aliada e do governo. A discussão do tema durou mais de 14 horas. Apenas dois senadores faltaram à sessão.
*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.
Edição: Talita Cavalcante