Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A taxa média de juros para empréstimo pessoal caiu 0,09 ponto percentual em abril, ficando em 5,78% ao mês, segundo levantamento do Procon de São Paulo feito em sete bancos. Quatro instituições reduziram os valores cobrados para esse tipo de operação, sendo que a maior queda foi a da Caixa Econômica Federal, que diminuiu a taxa de 5,4% ao mês para 4,9%. Feita no dia 3 de abril, a pesquisa avalia, sempre no início do mês, os valores em vigor no dia do levantamento.
Para o cheque especial, a taxa média caiu 2 pontos percentuais e ficou em 9,52% ao mês em abril. A redução foi puxada por três bancos que diminuíram os juros cobrados para essa modalidade de crédito. As demais instituições mantiveram suas taxas. A maior queda percentual (0,72%) foi a do Banco do Brasil, que alterou a sua taxa de 8,37% para 8,31% ao mês.
O Procon ressalta que apesar de Caixa e Banco do Brasil terem anunciado a redução das taxas de juros das principais linhas de crédito para pessoas físicas, os efeitos dessas medidas no mercado só poderão ser avaliados no próximos meses. “A tendência de queda dos juros, puxada pelo movimento dos bancos públicos, indica a preocupação do governo em estimular a competição entre as instituições financeiras, que pode levar a um aumento da oferta de crédito e redução das taxas de juros”, destacou o órgão.
O momento também é propício, segundo o Procon, para que os consumidores negociem com os bancos descontos nos valores cobrados. “O cliente deve avaliar não só a taxa, mas toda a sua relação com a instituição e as demais tarifas do dia a dia. Talvez seja um bom momento para pressionar seu banco a oferecer taxas menores”.
Edição: Lana Cristina