Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Em fevereiro, as vendas reais dos supermercados brasileiros cresceram 11,58% em comparação com fevereiro do ano passado. Na comparação com janeiro, foi registrada queda de 0,18%. No primeiro bimestre do ano, a alta chegou a 7,57% em relação ao acumulados dos dois primeiros meses de 2011. Os números foram divulgados hoje (29) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Para a Abras, a queda nas vendas em fevereiro (na comparação com janeiro) é sazonal. “A queda era esperada por causa do efeito calendário. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, porém, as vendas surpreenderam positivamente, mostrando que o setor conseguiu atrair parcela significativa do aumento da renda do trabalhador ocorrido no período, incluindo-se aí o aumento de 14,1% do salário mínimo”, informou o superintendente da Abras, Tiaraju Pires, por meio de nota.
O AbrasMercado, cesta composta por 35 produtos de grande consumo, ficou em R$ 316,10, queda de 0,25% em fevereiro sobre janeiro e crescimento de 5,83% na comparação com fevereiro de 2011. Os produtos que tiveram as maiores altas de preço foram feijão (11,52%), cebola (8,75%) e café (4,06%). As maiores quedas foram verificadas no tomate (-21,34%), na farinha de trigo (-4,23%) e na farinha de mandioca (-3,83%).
Edição: Vinicius Doria