Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Depois de quatro dias em Havana, Cuba, para sessões de radioterapia, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retornou a Caracas. Em campanha presidencial pela reeleição, Chávez agradeceu o apoio para sua recuperação e a busca pela unidade interna. Segundo ele, sua campanha é concentrada nos esforços para transformar a Venezuela “em uma grande potência do Continente Sul-Americano”.
Chávez condenou as ações da oposição. De acordo com ele, a campanha de seus adversários tem como foco a violência e o ódio. No poder desde 1999, o presidente venezuelano tenta a reeleição para um mandato que irá até 2019. Paralelamente, Chávez faz tratamento para combater um câncer reincidente na região pélvica.
No mês passado, Chávez fez uma cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica – mesmo local que em 2011 ele foi submetido a uma operação para extirpar um tumor também maligno. Confiante, o presidente disse que irá se recuperar em condições de manter sua campanha até as eleições de outubro.
Ontem (28) à noite Chávez chegou a Caracas e fez uma reunião de trabalho com o vice-presidente, Elias Jaua, e os ministros Maripili Hernandez (Juventude), Nicolás Maduro (Relações Exteriores), Isis Ochoa (Comunidades), Andres Izarra (Comunicação) e Henry Rangel Silva (Defesa).
*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN // Edição: Lílian Beraldo