Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (9) que uma família pediu repatriação à embaixada brasileira em Damasco, na Síria. Segundo Patriota, a família tem dois filhos de nacionalidade brasileira. “Temos 3 mil cidadãos brasileiros na Síria e há uma única família que pediu apoio à embaixada. Eu fiz contato com o embaixador em Damasco e esperamos que eles possam ser repatriados o mais rapidamente possível”, disse.
Patriota disse ainda que viu com otimismo a retomada dos trabalhos da missão de observadores da Liga Árabe na Síria, com apoio da Organização das Nações Unidas. “Esperamos que essa movimentação diplomática contribua para o fim da violência que está trazendo muitos prejuízos à população civil.”
No final de janeiro, a missão de observadores da Liga Árabe na Síria foi suspensa devido à escalada da violência no país. De acordo com observadores independentes e organizações não governamentais, milhares de pessoas já foram mortas pelas forças de segurança do presidente Bashar Al Assad.
Hoje, as agências internacionais de notícias informam que o Exército da Síria retomou os bombardeios na cidade de Homs e que há mortos.
Edição: Vinicius Doria