Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Cerca de 50 policiais militares participam neste momento da reintegração de posse de um hotel desativado na esquina da Rua Conselheiro Nébias com a Rua Vitória, na região central da capital paulista. A retirada das 75 famílias que ocupam o prédio desde novembro deveria ocorrer no início da manhã de hoje (9), porém, após a chegada da PM, as famílias fizeram um protesto e incendiaram pedaços de madeira. Os policiais aguardaram a chegada do oficial de Justiça e de representantes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) para negociar a desocupação de forma pacífica.
Desde as 11h, líderes da Frente de Luta por Moradia (FLM), representantes da Sehab e o oficial de Justiça estão reunidos dentro do edifício. Os manifestantes querem a garantia de que a Sehab os inclua em um cadastro para participação em programas habitacionais.
O capitão da Polícia Militar, Hélio Ribeiro, responsável pela ação de reintegração de posse, declarou há pouco que a desocupação do edifício está ocorrendo de forma pacífica. “O pessoal do movimento preza pela legalidade e integridade física das pessoas e nós também. Estamos aqui para cumprir a ordem judicial da melhor forma possível.”
Edição: Lílian Beraldo