Paula Laboissière
Enviada Especial
Porto Alegre – A presidenta Dilma Rousseff está reunida neste momento com representantes da sociedade civil que participam do Fórum Social Temático (FST) 2012. Integram a lista de convidados entidades como a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), a Central Única de Trabalhadores (CUT), a Marcha Mundial das Mulheres e o Greenpeace.
De acordo com Mauri Curz, integrante da comissão organizadora do FST, o encontro é uma “conversa de aproximação” para definir “pontos de convergência” entre a sociedade civil e o governo.
As maiores críticas apresentadas durante o encontro, segundo ele, referem-se ao conceito de economia verde que, para muitos movimentos, pode representar apenas um novo rótulo para o modelo de desenvolvimento econômico vigente.
Cruz disse ainda que os representantes das entidades elogiaram a “coragem” da presidenta de comparecer ao FST em lugar do Fórum Econômico Mundial, que acontece em Davos também nesta semana, e que se configura como um evento antagônico ao Fórum Social.
Integram a comitiva presidencial a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
Acompanhe a cobertura completa do FST 2012 no site multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Edição: Lana Cristina