Entidades privadas têm até sexta para responder ao censo do Ministério do Desenvolvimento Social

17/01/2012 - 18h18

Da Agência Brasil

Brasília - O prazo para as entidades socioassistenciais privadas preencherem o questionário do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2011 termina na sexta-feira. A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é que 12 mil entidades respondam ao formulário até o fim do prazo.

O Censo Suas tem como objetivo mapear as entidades socioassistenciais do país. Este ano é a primeira vez que a rede privada participa do censo. Os Centros de Assistência Social e os Centros de Referência de Assistência Social respondem a pesquisa desde 2007. Segundo a assessoria do MDS, o censo é um mecanismo para o Governo Federal conhecer os serviços que as entidades privadas oferecem à população.

A pesquisa passou por três etapas. Inicialmente, as entidades inscritas nos Conselhos Municipais de Assistência Social solicitaram ter acesso ao questionário do censo. Ao todo foram 17 mil solicitações foram validadas e receberam uma senha de acesso. Desse total 7 mil já responderam ao questionário.

Os resultados do censo serão utilizados para controle da área social e como base para conferências, conselhos e para a Comissão Intergestora Tripartite. O ministério publicará os resultados da pesquisa entre setembro e outubro.
 

Edição: Rivadavia Severo