Da Agência Brasil
Luziânia (GO) – Em situação de emergência em decorrência dos efeitos da chuva e dos temporais, a histórica cidade goiana de Luziânia, a 60 quilômetros de Brasília, vive momentos de apreensão. Pelo menos 15 famílias tiveram as casas inundadas no bairro de Vila Rosário, no centro da cidade.
O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o prefeito de Luziânia, Célio Silveira, estão em Brasília para pedir apoio aos ministérios da Integração Nacional e das Minas e Energia.
Moradores da cidade relatam que chove de forma incessante há dois meses, mas que a situação se agravou nos últimos dias. Os moradores contaram que um rio que passa pela cidade transbordou, atingindo mais de 2 metros de altura, inundando as casas que estavam em volta e provocando o afundamento do asfalto na região.
Uma das vítimas é o morador Altair Câmara Gomes, que perdeu todos os móveis devido à inundação. De acordo com ele, o prejuízo calculado é de cerca de R$ 60 mil.
Para os moradores, os alagamentos foram agravados devido à ausência de três tubulações que deveriam ter sido construídas na Praça de Santa Luzia, com o objetivo de garantir o escoamento da água.
A cidade de Luziânia é do século 18, reúne construções do período colonial brasileiro e mantém parte do seu acervo histórico. No local, moram mais de 165 mil habitantes. A cidade, que fica na região do Entorno do Distrito Federal, é usada como dormitório por muitos dos que trabalham na capital.
Edição: Graça Adjuto