Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu ao governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que prove para a comunidade internacional que o programa nuclear desenvolvido no país tem “fins pacíficos”. O apelo ocorre no momento em que os iranianos pretendem retomar as negociações para suspender as sanções impostas pela comunidade internacional ao país.
"É da responsabilidade das autoridades iranianas provar que o seu programa nuclear visa verdadeiramente a fins pacíficos. A comunidade internacional não está convencida", disse Ban Ki-moon.
As tensões aumentaram nos últimos dias envolvendo o Irã e os Estados Unidos. Os norte-americanos queriam que o porta-aviões John C. Stennis passasse pelo estreito de Ormuz, localizado em território iraniano.
“[O Irã e a comunidade internacional] devem fazer o seu melhor para apaziguar as tensões na região e tentar resolver todos os problemas em busca da conciliação e do fim das divergências por intermédio do diálogo e de meios pacíficos", disse Ban Ki-moon. "Mas o Irã deve também respeitar plenamente as resoluções do Conselho de Segurança."
O Conselho de Segurança da ONU impôs quatro séries de sanções ao Irã. As iniciativas foram tomadas como forma de pressionar os iranianos a suspender o programa nuclear que é suspeito de produzir armas. Porém, os iranianos negam as suspeitas.
*As informações são da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
Edição: Talita Cavalcante