Presos de penitenciária carioca recebem mostra de cartuns sobre doenças sexualmente transmissíveis

19/11/2011 - 10h07

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Uma mostra de que reúne 150 cartuns de artistas de 50 países, incluindo o Brasil vai ficar até o dia 17 de dezembro na Penitenciária Vicente Piragibe, no Complexo Prisional de Bangu, na zona oeste da capital fluminense. Os desenhos abordam o tema das doenças sexualmente transmissíveis.

O evento é resultado de uma parceria entre o Centro Cultural do Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). A exposição, pioneira em penitenciárias do país, também prevê um concurso de cartuns para os detentos, além de oficinas, cursos, palestras e exibição de vídeos sobre as doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a aids.

De acordo com a assessoria do Centro Cultural do Ministério da Saúde, a atividade cultural visa a divulgar as ações de prevenção e tratamento das doenças na população carcerária do Rio, além de conscientizar parentes dos presos e funcionários do complexo penitenciário sobre o assunto.

A Penitenciária Vicente Piragibe abriga cerca de 1.400 detentos em regime fechado e é a décima unidade a receber a mostra.

 

Edição: Aécio Amado