Turquia apoia órgão que legitima oposição na Síria

18/11/2011 - 6h52

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo da Turquia vai ajudar o Conselho Nacional Sírio (CNS), que reúne a maioria da oposição, para que se desenvolva  internamente e também internacionalmente. A iniciativa foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Ahmet Davutoglu. "Ajudaremos o CNS a se fortalecer e a desenvolver relações com a comunidade internacional e o povo sírio", disse.

Davutoglu disse que o governo turco reconhece o CNS como partido político. A Turquia rompeu relações com o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad. De acordo com as autoridades turcas, o rompimento foi um protesto contra a repressão de Assad aos manifestantes, que lideram movimentos no país desde março.

Anteontem (16), a Liga Árabe deu prazo de três dias a Assad para que ele encerre a onda de violência na Síria e os atos de repressão. Não houve manifestações oficiais do governo sírio sobre a ordem da entidade.

Há oito meses, manifestantes protestam na Síria contra o governo Assad. Eles reivindicam mais liberdade política, o fim da violação de direitos humanos e investigações sobre atos de corrupção envolvendo políticos. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 3.500 pessoas morreram nos protestos.

*Com informações da Agência Lusa//Edição: Graça Adjuto