Da Agência Brasil
São Paulo - Mais de 300 pessoas estão desalojadas e 15 ficaram desabrigadas, em Jaú, no interior paulista, por causa da cheia do rio que dá nome à cidade. As chuvas de ontem (15) fizeram o nível do rio subir e ficar 1,7 metro acima do normal, atingindo uma extensão de 100 metros além das margens, o que levou a prefeitura a decretar situação de emergência na cidade.
A enchente atingiu cinco bairros da área urbana de Jaú. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de mil pessoas foram afetadas direta e indiretamente. Sessenta 60 casas foram completamente alagadas, sendo que seis delas ficaram totalmente destruídas. Existem 15 pessoas desabrigadas que, em caráter emergencial, estão alojadas em hotéis pagos pela prefeitura.
Desde a noite de ontem, não chove mais com intensidade no município e o nível do rio já está normalizado. Hoje (16) está sendo feito o trabalho de limpeza e retirada da lama da cidade. A previsão é que esse trabalho dure ainda dois dias. Os prejuízos financeiros ainda não foram calculados.
De acordo com a prefeitura, nos primeiros 15 dias de novembro, choveu três vezes mais do que em igual período do ano passado. “Em 2009 e 2010 tivemos cheias no rio, mas nenhuma delas foi intensa como essa”, disse Valdir Baltazar, coordenador da Defesa Civil de Jaú. Segundo ele, hoje o tempo está nublado, mas não há previsão de chuvas intensas.
Edição: Juliana Andrade