Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os chineses poderão assistir a uma série de filmes brasileiros, de 2 a 4 de dezembro, durante o Festival Brasileiro de Cinema, em Xangai e Pequim. Os filmes terão legenda em chinês e inglês. Os filmes que serão exibidos foram produzidos nos últimos dois anos. A seleção incluiu drama, ação e comédia.
Os filmes que serão exibidos são Reflexões de um Liquidificador, de André Klotzel, que abrirá o festival; Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo; É Proibido Fumar, de Anna Muylaert; Mãe e Filha, de Petrus Cariri; o documentário Família Braz: Dois Tempos, de Dorrit Harazim e Arthur Fontes; Malu de Bicicleta, de Flávio Ramos Tambellini, e 5xFavela: Agora por Nós Mesmos, de Cacá Diegues.
É a segunda edição do festival, a primeira ocorreu em 2010. A mostra é organizada pela Associação de Brasileiros em Pequim, a Embaixada do Brasil na China e a administração da estatal chinesa do cinema, rádio e televisão. Um júri internacional escolherá o melhor dos sete filmes exibidos.
O músico André Abujamra, responsável pela trilha sonora do filme É Proibido Fumar, estará também no festival, e o designer Bruno Porto vai apresentar a exposição de cartazes, criados por artistas brasileiros.
Os governos da China e do Brasil intensificaram a parceria este ano, quando a presidenta Dilma Rousseff visitou algumas cidades chinesas, em abril. Durante 2010, as exportações do Brasil para a China atingiram US$ 30,7 bilhões. Em geral, as transações são baseadas em recursos minerais e soja, registrando superávit – em favor do Brasil – de US$ 5 bilhões.
De acordo com os negociadores brasileiros, uma das expectativas é aumentar a exportação de carne para a China, além de ampliar as negociações referentes aos produtos de valor agregado do Brasil.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
Edição: Talita Cavalcante