Encontro inédito reúne no Rio bandolinistas do Brasil e do exterior

12/11/2011 - 12h18

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Pela primeira vez no Brasil, um encontro vai reunir músicos do país e do exterior que têm como instrumento o bandolim. Iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Momento Rio Bandolim 2011 será aberto hoje (12), às 14h, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no centro do Rio. Além dos concertos no CCJF e na Escola de Música da UFRJ, também no centro, o evento terá palestras e workshops sobre o instrumento.

Além dos brasileiros Joel Nascimento, Ronaldo do Bandolim, Afonso Machado, Marco César e Paulo Sá, vão se apresentar até quarta-feira (16) o italiano Ugo Orlandi, considerado um dos principais nomes do bandolim no cenário internacional, e os norte-americanos Don Stiernberg, Barry Mitterhoff e Marilynn Mair. Nos Estados Unidos, o instrumento está vinculado a diversos gêneros musicais, do jazz ao pop e ao bluegrass, passando pela música para crianças.

A origem do instrumento remonta ao século 17, em concertos de música barroca e clássica. “O compositor italiano Antonio Vivaldi foi autor de concertos para bandolim”, lembra Paulo Sá, também curador do evento e um dos poucos bandolinistas do mundo com doutorado em seu instrumento. Atualmente ele é professor na Escola de Música da UFRJ, que desde o ano passado oferece bacharelado em bandolim.

“O bandolim foi trazido para o Brasil no século 18, mas só por volta da década de 40 do século passado é que se consolidou como instrumento por excelência do choro”, diz Sá. Segundo ele, a partir desta primeira iniciativa, a intenção é tornar o Rio Bandolim um evento anual da agenda cultural da cidade. “Desta vez não deu para reunir todos os gêneros, mas nas próximas versões vamos mostrar o bandolim no fado e no rock”, promete.

Todas as atividades do evento são gratuitas. A programação completa pode ser conferida no site www.momentoriobandolim.com.br.

Edição: Juliana Andrade