Sarkozy, Merkel e gregos se reúnem para evitar o agravamento da crise

01/11/2011 - 12h51

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reúnem-se amanhã (2), com representantes das instituições europeias e do Fundo Monetário Internacional (FMI) e, depois, com autoridades do governo da Grécia. As conversas ocorrerão em Cannes, onde haverá a Cúpula do G20 (que engloba as 20 maiores economias do mundo)

Em discussão a decisão do governo da Grécia de promover um referendo para definir o pacote de austeridade exigido pela União Europeia e pelo FMI. As medidas apresentadas pelas autoridades gregas – como corte de salários e aumento de tarifas públicas – causaram reações na população que levaram a protestos generalizados no país.

Porém, a iniciativa de promover um referendo gerou queda nas bolsas de valores na Europa e nos Estados Unidos. Os principais mercados financeiros do mundo operaram hoje em baixa em decorrência da incerteza de a Grécia conseguir cumprir com o acordo definido pela União Europeia.

A reação negativa ocorreu logo depois de o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, anunciar que, se os gregos, no referendo, rejeitarem o pacote, o novo acordo com os parceiros do euro e com a União Europeia não será promulgado.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa    //   Edição: Lílian Beraldo