Liga Árabe exige fim da "matança contínua de civis" na Síria

29/10/2011 - 11h46

Da BBC Brasil

Brasília - A Liga Árabe informou hoje (29) que enviou uma mensagem urgente ao regime sírio defendendo o fim da "matança contínua de civis" em protestos contra o governo. O comunicado foi divulgado após uma reunião ministerial sobre a crise na Síria. Os ministros pediram que o governo "adote as medidas necessárias" para proteger os civis.

Eles se reunirão amanhã (30) com outras autoridades do país no Catar. Os representantes da Liga Árabe também disseram ter tido uma conversa "franca e amigável" com o presidente sírio, Bashar Al Assad, na última quarta-feira (26).

Há relatos de mais confrontos entre manifestantes e tropas do governo neste sábado na cidade de Homs, no Centro do país. Ontem (28) pelo menos 37 manifestantes morreram em conflitos com forças de segurança.

Alguns ativistas em Homs estão pedindo que a comunidade internacional imponha uma zona de exclusão aérea no país.

Desde março, quando começaram os protestos na Síria, mais de 3 mil pessoas já morreram. O regime do presidente Bashar Al Assad diz que os protestos estão sendo liderados por gangues armadas e extremistas estrangeiros, que querem provocar uma disputa sectária.

Jornalistas estrangeiros têm tido dificuldades para conseguir entrar na Síria e cobrir os conflitos.