Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Com a safra chegando ao fim, a moagem de cana-de-açúcar nas usinas do Centro-Sul do país chegou a 23,4 milhões de toneladas na primeira quinzena de outubro, segundo o balanço divulgado hoje (26) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). O volume é 10,76% menor que o processado no mesmo período de 2010 e 36,39% inferior ao alcançado na última quinzena de setembro. No acumulado do ano, foram moídos 436,54 milhões de toneladas.
De acordo com o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, a queda no ritmo de produção é reflexo do encerramento da safra em 46 das 214 usinas do Centro-Sul. Do total processado na primeira metade de outubro, 50,62% foram para a produção de etanol. No período, foram destilados 1,11 bilhão de litros, sendo 636,4 milhões de litros de etanol hidratado (usado para o abastecimento direto de automóveis) e 470 milhões de litros de etanol anidro (que é misturado à gasolina). Desde o início da safra foram produzidos 18 bilhões de litros de etanol (11,1 bilhões de hidratado e 7,09 bilhões de anidro).
No acumulado desde do ano, a produção de açúcar caiu 3,08% em relação ao mesmo período de 2010, ficando em 27,73 milhões de toneladas. Segundo Padua Rodrigues, o setor tem tido dificuldade para atender à demanda. “Apesar do esforço das empresas para cumprir os contratos firmados anteriormente, a produção de açúcar nesta safra ainda é inferior ao volume observado no ano passado”, ressaltou o diretor.
Edição: Vinicius Doria