Rio: Teatro Lamartine Babo reabre depois de passar por reforma

21/09/2011 - 8h51

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Depois de três meses fechado para reforma, o Teatro Lamartine Babo, do Centro Cultural Light, reabre hoje (21) na capital fluminense com programação gratuita.

Inaugurado em 1994, o teatro é considerado um tradicional espaço musical da cidade. Durante a reforma, as cadeiras e os equipamentos de áudio, luz e multimídia foram trocados. Os camarins e as cabines de operações também passaram por obras. As melhorias incluem ainda a recomposição do piso do palco. O investimento atinge em torno de R$ 1 milhão e envolveu recursos da própria distribuidora de energia.

“É um teatro que pode receber desde shows musicais a peças teatrais. É um teatro multiuso”, disse à Agência Brasil o gerente do Instituto Light Centro Cultural, Paulo Bicalho. Ele não descarta a possibilidade de, no futuro, o local ser utilizado também para a exibição de filmes.

A casa de espetáculos tem 182 lugares. Bicalho explicou que a lotação inicial foi diminuída. “A gente criou mais espaço para cadeirantes e pessoas obesas.”

Três projetos já estão programados para o Teatro Lamartine Babo. O programa de reabertura é um show de música popular brasileira com o compositor e cantor Luiz Vieira, dentro do projeto MPB 12h30 em Ponto.

A série de entrevistas com artistas conta com a apresentação do jornalista e crítico Ricardo Cravo Albin, especialista em MPB. Ela é mais uma opção de diversão e entretenimento para quem trabalha ou está de passagem pela histórica Rua Marechal Floriano, conhecida no início do século passado como Rua Larga.

Outro projeto, cujo patrocínio já foi acertado e que recomeça também este ano, é o Terças Musicais, que entra no quarto ano consecutivo de apresentação. “É um projeto com música bastante popular”, destacou Bicalho.

O terceiro projeto, já realizado no início deste ano, antes da interdição do teatro para a reforma, será retomado agora. Trata-se do Choro Aperitivo, que ocorrerá em duas segundas-feiras do mês, sob o comando de Ronaldinho do Cavaquinho, que convida sempre um artista para dividir o palco.

A programação é toda gratuita. As pessoas interessadas devem retirar as senhas uma hora antes do espetáculo. Paulo Bicalho disse que o Instituto Centro Cultural Light está aberto à análise de propostas de novos projetos para patrocínio, em 2012, inclusive com horários alternativos.

Edição: Juliana Andrade