Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Cerca de 400 mil pessoas que moram na região central do Japão, devem deixar suas casas. A recomendação é das autoridades japonesas por causa da aproximação do Tufão Rocke e da previsão de chuva torrencial nos próximos dias na área, com inundações e desabamentos.
O alerta foi dado hoje (20) a partir da cidade de Nagoya. Mas a desocupação não é obrigatória. O tufão Roke avança lentamente, segundo especialistas, indicando ventos que podem alcançar os 144 quilômetros por hora. O ciclone está na Região Sudoeste do Japão.
No começo deste mês, o Oeste do Japão foi atingido pelo Tufão Talas, que deixou mais de 100 mortos e desaparecidos. Pelo menos 4.500 pessoas perderam suas casas e ficaram sem abastecimento de energia e água.
Há pouco mais de seis meses, o Japão enfrentou um terremoto seguido de tsunami, agravado por acidentes radioativos na regiãoda Usina de Fukushima Daiichi, no Nordeste. Até hoje, as autoridades japonesas tentam reconstruir o país e reorganizar a vida de vários moradores que tiveram de deixar suas cidades em decorrência dos riscos de contaminação.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.//Edição: Graça Adjuto