Mesmo sem aval de tribunais regionais, PSD pede registro ao Tribunal Superior Eleitoral

23/08/2011 - 18h11

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, entregou hoje (23), à Justiça Eleitoral o pedido formal de registro do Partido Social Democrático (PSD). O documento informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, o cumprimento dos requisitos legais exigidos no rito de criação de uma legenda.

No entanto, o pedido não leva em consideração a regra que prevê o aval de pelo menos nove tribunais regionais para que o pedido seja apresentado ao TSE. O pedido conta somente com o aval da Justiça Eleitoral de Santa Catarina.

No documento, o PSD alega que sofreu "revezes" durante o processo e cita a demora de tribunais no cumprimento de prazos, greves de funcionários e outros problemas, que, segundo o partido, representaram "entraves no processo de certificação em alguns estados onde o PSD goza de boa estrutura".

O partido foi acusado de fraude em cerca de 500 mil assinaturas e alegou no documento a ação de adversários que quiseram sabotar o processo de criação da legenda e que depois teriam utilizado uma "conduta antirrepublicana” ao contestar a criação do partido na Justiça.

"O PSD foi vítima de alguns que não tomaram a tarefa com a responsabilidade devida, como também a já apurada infiltração de adversários que se aproveitaram do processo para apresentar-se e assinar no lugar de pessoas já falecidas e conhecidamente analfabetas, buscando com isso macular a imagem do novo partido perante a opinião pública", destacou o documento.

 

 

Edição: Rivadavia Severo