Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – As vendas do comércio varejista em todo o país, entre 8 e 14 de agosto, semana que terminou no domingo, Dia dos Pais, foram 8,8% maiores que as da semana que antecedeu a data comemorativa do ano passado (de 2 a 8 de agosto). O aumento das vendas foi maior, inclusive, que os 6,9% de elevação verificados na semana do Dia dos Pais de 2010, em relação ao de 2009. Os dados, divulgados hoje (15), são da Serasa.
Só no fim de semana, as vendas também registraram aumento expressivo. De 12 (sexta-feira) a 14 (domingo - Dia dos Pais), houve elevação de 7,2% em relação com o fim de semana de 06 a 08 de agosto do ano anterior. O aumento foi ligeiramente inferior aos 7,7% registrados no fim de semana do Dia dos Pais de 2010, em comparação com 2009.
A Serasa destaca que os percentuais de aumento de vendas foram registrados sobre uma base elevada de comparação, "o que aumenta a relevância" do desempenho do varejo. "Dessa forma, fica evidente que o aumento da renda, o desemprego ainda em patamares baixos e as facilidades de crédito favoreceram o bom desempenho das vendas na data". Segundo a entidade, as promoções do varejo e a facilidade de parcelamento nas compras de produtos de menor valor agregado ajudaram a atrair mais consumidores, principalmente, os mais endividados.
Na cidade de São Paulo, as vendas do Dia dos Pais acompanharam o desempenho nacional, com um crescimento de 6,3% nas vendas durante a semana que antecedeu a data comemorativa. Só no fim de semana passado (de sexta-feira a domingo), o aumento foi 5,8%. No comparativo de 2010 com 2009, as vendas na semana do Dia dos Pais cresceram 5,4% na capital paulista, enquanto as do fim de semana apresentaram uma elevação de 2,2%.
Edição: Vinicius Doria