Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília – As torcidas organizadas de times paulistas serão cadastradas a partir de sexta-feira (22). O estado vai ser o segundo a identificar os integrantes dessas organizações. A iniciativa, que faz parte do programa Torcida Legal, começou pelo Paraná no fim de junho. Até 2012, o governo quer cadastrar 475 torcidas organizadas do país.
O assessor especial de Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Rocha, diz que a medida pode ajudar a reduzir a violência dentro e no entorno dos estádios. “É claro que só o cadastramento não vai resolver, mas é um procedimento necessário para que possamos identificar o torcedor que eventualmente se envolva em atos de violência no estádio ou nos acessos”, disse Rocha, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Brasil em Pauta, da EBC Serviços.
Além de repassar informações pessoais, os torcedores passarão por um cadastro biométrico, semelhante ao usado pela Justiça Eleitoral.
Segundo Rocha, o próximo passo deverá ser a instalação de sistemas de identificação e frequência dos torcedores nos principais estádios do país.
Edição: Nádia Franco