Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O faturamento do comércio varejista da região metropolitana de São Paulo cresceu 2,7% em maio, na comparação com abril. Na comparação com maio de 2010, houve queda de 3,8%. No ano, a queda no faturamento do setor soma 0,4%. Os dados foram divulgados hoje (14) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) e constam da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista.
Em maio, o setor que mais cresceu em faturamento foi o de vestuário, tecidos e calçados, motivado, principalmente, pelo Dia das Mães. O aumento foi 33,6% na comparação com abril e 10,7% se comparado com maio de 2010.
O comércio de eletrônicos e eletrodomésticos também vendeu mais em relação a abril, 10,5%, mas na comparação com maio do ano passado, o registro é de queda de 22,6%, motivada, principalmente, pelo grande volume de vendas de televisões naquele mês por causa da Copa do Mundo da África do Sul. Também faturaram mais em maio, na comparação com abril, as lojas de material de construção (7,2%), produtos automotivos (14,4%) e eletrônicos (0,6%).
Segundo análise da Fecomercio-SP, as medidas de restrição ao crédito tiveram forte impacto no resultado da pesquisa de maio e a expectativa é que, apesar do crescimento do emprego e da renda da população, as vendas no primeiro semestre deste ano apresentem o mesmo comportamento de 2010, quando superaram em 5,2% o resultado acumulado dos seis primeiros meses de 2009.
Edição: Vinicius Doria