Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Após a interrupção dos atendimentos no Núcleo de Passaporte da Delegacia de Imigração da Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, ontem (16), devido a um problema no servidor da internet, o movimento no local hoje (17) é intenso, com enormes filas.
Segundo a Polícia Federal, já está previsto um reforço no efetivo para atendimentos no núcleo. A partir do próximo dia 27, diversos agentes de outros estados virão para o Rio de Janeiro, onde ficarão até setembro. Além disso, está prevista a aquisição de mais máquinas para a emissão dos passaportes.
De acordo com a PF, a procura está acima do normal, pois, com o problema de ontem, 250 pessoas deixaram de ser atendidas. O sistema ficou fora do ar durante quase nove horas. Como foram orientadas a voltar em qualquer data, sem a necessidade de novos agendamentos, muitas pessoas retornaram nesta sexta-feira.
O analista de relações internacionais Gilmar Lima, de 23 anos, que tentou buscar o passaporte ontem, reclamou da demora no agendamento e no atendimento do serviço, que é pago. Para requerer um passaporte, é necessário se cadastrar no site da Polícia Federal e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 156,07.
“Para você agendar é um problema e para você buscar é pior ainda, então é tudo ruim. Ontem eu vim buscar e o sistema estava fora do ar. Já estou aqui há duas horas, para um serviço que não é de graça, apesar de pagar todos os meus impostos. Eu estou pagando para ser desrespeitado”, disse Lima.
A Polícia Federal explicou que os pedidos de passaportes vêm crescendo bastante na capital fluminense, passando de 122 mil, em 2009, para 152 mil, em 2010. Segundo a PF, com a aquisição de novas máquinas, a expectativa é que 200 mil documentos sejam emitidos este ano.
Edição: Juliana Andrade