Elaine Patricia Cruz *
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Todos os seis voos previstos para sair até as 10h da manhã de hoje (14) do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), com destino a Buenos Aires (Argentina), a Punta del Este e Montevidéu (Uruguai) foram cancelados por causa das cinzas do vulcão chileno Puyehue.
O único voo que saiu do aeroporto com destino a Montevidéu foi um da Pluna, que levava a equipe do Santos, que vai disputar amanhã (15) o primeiro jogo da final da Copa Libertadores da América contra o Peñarol. Segundo a assessoria do clube, o voo estava previsto para sair às 9h, mas teve atraso por causa da neblina na capital uruguaia.
Em comunicado à imprensa, a companhia aérea Gol afirmou que seus voos programados para as cidades de Buenos Aires e Rosario, na Argentina, e para Montevidéu, no Uruguai, foram cancelados. Os passageiros que pretendiam embarcar para esses destinos devem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 5098-2403-8007 (Uruguai). A Gol informou que vai providenciar reacomodações sem cobrança das taxas previstas e se os clientes preferirem cancelar a viagem, vão receber o reembolso no valor integral dos bilhetes.
Também em comunicado, a TAM informou que cancelou novamente os voos para Montevidéu e que os previstos para Buenos Aires permanecem suspensos. “Essa medida é necessária para garantir a segurança de clientes e tripulantes”, afirmou a companhia. De acordo com a TAM, como as condições meteorológicas e a atividade do vulcão estão mudando constantemente, a companhia continuará avaliando a situação para retomar suas operações o mais rapidamente possível. Mais cedo, a empresa havia informado que estava retomando as operações para a capital uruguaia.
Os passageiros serão reacomodados nas próximas opções de voos disponíveis, temporariamente sem cobrança de taxas. Para mais informações, os clientes da TAM podem ligar para os números 4002-5700 (capital paulista) e 0800-570-5700 (de outras localidades do Brasil), 0-810-333-3333 (Argentina), 56-2-6767-900 (Chile), 595-21-659-5000 (Paraguai) e 000-4019-0223 (Uruguai).
Em sua página na internet, a Pluna informou que apesar de os últimos boletins meteorológicos registrarem que a nuvem de cinzas desapareceu do espaço aéreo uruguaio, as primeiras operações da companhia na manhã de hoje nos países afetados foram canceladas. A informação passada pela empresa é que os aeroportos de Ezeiza e do Aeroparque, em Buenos Aires, estavam fechados por causa de um resto das cinzas vulcânicas, e o aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, por conta de uma neblina.
* Colaborou Gustavo Minari, repórter da TV Brasil//Edição: Graça Adjuto