Zuma pede apoio de Dilma para africano assumir FMI

02/06/2011 - 19h36

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, telefonou hoje (2) à tarde, para a presidenta da República, Dilma Rousseff, e pediu apoio ao nome do ex-ministro das finanças se seu país, Trevor Manuel, para o cargo de diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI).

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, Zuma defendeu uma maior participação de países emergentes na direção do FMI. Ele informou para Dilma que está fazendo consultas informais aos líderes da Rússia, China, Índia - países que junto com o Brasil e a África do Sul integram os Brics - sobre a possibilidade de, em conjunto, apoiarem o nome de Manuel.

O porta-voz informou que Dilma disse ao presidente da África do Sul que o Brasil só vai decidir seu apoio quando todas as candidaturas estiverem colocadas. “Dilma está esperando que o quadro se consolide para tomar uma posição, mas disse que o nome do ex-ministro é bem recebido, na medida em que abre o leque de candidaturas e possibilita maior exposição de ideias para a agenda futura do fundo”.

A resposta de Dilma é a mesma dada à representante da França, Christine Lagarde, que veio ao Brasil, nesta semana, apresentar sua candidatura. Dilma também recebeu pedido de apoio feito pelo presidente do México, Felipe Calderón, que telefonou a Dilma para pedir apoio à candidatura do presidente do Banco Central mexicano, Augustín Cartens.
 

 

Edição: Rivadavia Severo