Da Agência Brasil
Brasília – A morte do lavrador Marcos Gomes da Silva, de 33 anos, está sendo investigada pela Polícia Civil do estado do Pará. De acordo com o boletim de ocorrência, o crime aconteceu às 21h de ontem (1º), em um assentamento em Eldorado dos Carajás. Ele foi baleado duas vezes.
Dejesus Martins Araújo, vizinho do lavrador, foi quem registrou o boletim de ocorrência, às 9h52 da manhã de hoje. De acordo com Dejesus, ao tentar socorrer Marcos, ainda na noite de quarta-feira, seu carro foi interceptado por dois homens armados no momento em que o transportava para um hospital em Eldorado dos Carajás. Os homens teriam exigido que o lavrador fosse retirado do veículo e que os outros ocupantes corressem na direção oposta. Dejesus obedeceu e o lavrador foi morto no local.
Dejesus só retornou à cena do crime nesta manhã, quando constatou a morte do vizinho e avisou as autoridades policiais. O inquérito está sendo investigado pelo delegado de Eldorado dos Carajás, Elias Jorge de Carvalho, que está realizando um levantamento da área.
O superintendente regional da Polícia Civil do sudeste do Pará, delegado Alberto Henrique Teixeira, está no local aguardando a chegada de parentes de Marcos Gomes para obter mais informações sobre a rotina do lavrador. O corpo de Marcos está no Instituto Médico-Legal (IML) de Marabá.
Marcos Gomes da Silva é o quarto agricultor morto em menos de dez dias no Pará. No início da última semana, o casal de líderes extrativistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo foi morto no assentamento Praia Alta-Piranheira, em Nova Ipixuna, sudeste do estado. Dias depois, o corpo de Eremilton Pereira dos Santos foi encontrado próximo ao local onde foi assassinado o casal.
Edição: Fernando Fraga