Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Influenciada pelas baixas temperaturas registradas nas regiões Norte, Nordeste e Sul do país e pelo fato de abril passado ter dito número menor de dias faturados em relação a abril de 2010, a taxa de crescimento do consumo de energia elétrica se manteve baixo no mês passado, fechando o período com aumento de demanda de apenas 2,4% em relação a abril do ano passado.
Os dados fazem parte da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada hoje (24) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Segundo a EPE, a demanda por energia fechou os primeiros quatro meses do ano com taxa de crescimento acumulado de 4,1%, enquanto o resultado dos últimos 12 meses (a taxa anualizada) fechou com expansão de 6,2%, em relação a igual período anterior.
A EPE ressaltou que houve crescimento de 8,4% no mercado livre de energia, segmento do setor elétrico no qual se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica com condições livremente negociadas. Esse crescimento representou 26% do mercado total.
O consumo industrial em abril, que também foi baixo, na avaliação da EPE, cresceu 2,9%.
Edição: Lana Cristina