Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Para atrair o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe, a prefeitura do Rio de Janeiro montará, a partir de amanhã (11), tendas de reforço à mobilização, em três bairros. O objetivo é aumentar a adesão até o próximo dia 13, quando se encerra a campanha, já que, desde o início da mobilização, no dia 25 de abril, apenas 36% da meta estipulada pela secretaria de Saúde e Defesa Civil do município foram alcançados.
Amanhã, uma das tendas será instalada no bairro do Méier, na zona norte da capital. Na quinta-feira (12), a segunda tenda será montada em Santa Cruz, na zona oeste. E a terceira funcionará em Cascadura, também na zona norte, na sexta-feira (13).
Segundo a coordenadora da campanha no município, Cristina Lemos, um dos fatores que levaram a uma baixa procura pela vacina da gripe pode ser a tranquilidade da população com relação ao vírus da influenza A (H1N1) – gripe suína, que, em 2010, não representou a mesma ameaça de 2009.
”Como, em 2009, a gente teve a situação do H1N1 [vírus Influenza H1N1, que provoca a gripe suína], que foi muito divulgada e as pessoas se preocuparam, a campanha de 2010 obteve uma boa resposta por parte do público-alvo para a vacinação, por conta do medo da gripe. Como 2010 foi um ano relativamente tranquilo, em que não tivemos problemas com a gripe e com a própria H1N1, a gente acredita que as pessoas tenham se desmobilizado em relação à adesão à campanha de vacinação [de 2011]”, explicou Cristina.
Em todo o estado, a campanha também está aquém do esperado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os municípios fluminenses atingiram 34 % da meta estipulada. As cidades com o maior percentual são Governador Levy Gasparian, no Médio Paraíba, e Mangaratiba, no sul fluminense, com 87% e 85% de adesão, respectivamente. Até o início da semana, a adesão nacional à campanha era de mais de 50% dos 24 milhões de imunizações estipulados como meta, segundo o ministério.
As tendas que serão montadas na capital vão funcionar das 9h às 16h. Paralelamente, até a sexta-feira, a campanha ocorre em cerca de 200 postos do município, que funcionam das 8 às 17h. O público-alvo é formado pelos seguintes grupos: idosos com mais de 60 anos, crianças de até 2 anos, grávidas, profissionais da área de saúde e povos indígenas.
Edição: Lana Cristina