Da Agência Brasil
Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse que manter controle de armas de pequeno porte é uma ação chave para identificar a origem do desvio de armas e munições. Segundo o secretário-geral, o mecanismo de rastreamento melhorará a segurança.
Em reunião no Conselho de Segurança da ONU, foi apresentado um relatório sobre comércio ilícito de armas leves e de pequeno porte. Além de fazer um controle das armas de pequeno porte, o relatório diz ser necessário um controle adequado de arsenais de munições convencionais para evitar o abastecimento de mercados ilegais.
Ban Ki-moon disse que o Conselho de Segurança poderia incentivar os Estados a fortalecer sua capacidade de rastreio de armas leves e munições e reforçar a cooperação internacional.
Segundo o secretário-geral, a ONU está desenvolvendo um Padrão Internacional de Controle de Armas de Pequeno Porte, que fornecerá orientações práticas sobre a coleta e a manutenção de registros de armas pequenas em contextos de pós-conflito, para garantir a prestação de contas e facilitar o rastreamento em caso de desvio.
Edição: Rivadavia Severo